Muito utilizados por indústrias e empresas de diversos segmentos, os coletores de dados são disponibilizados em diferentes modelos. Conheça os principais.
Coletores de dados estão presentes em quase todos os lugares. Desde varejistas até fábricas, supermercados, e-commerces e grandes empresas agrícolas: tudo passa por esses equipamentos.
Utilizados para coletar informações de determinado produto ou encomenda, os coletores de dados são práticos e fáceis de usar. Um de seus principais benefícios é elevar a produtividade da equipe, evitar a ocorrência de erros ou retrabalhos e aprimorar o controle sobre o inventário.
Diante de tantas facilidades, é natural que haja diversos tipos de coletores de dados disponíveis no mercado. Por isso, vale a pena entender como funciona cada um e qual é o mais indicado ao seu negócio!
Quais são os tipos de coletores de dados disponíveis no mercado
Existem diversos tipos de coletor de dados à venda no mercado. A escolha por determinado modelo depende da necessidade da empresa, fluxo de trabalho e tipo de ambiente em que o coletor será utilizado.
De forma geral, os coletores de dados existentes atualmente são:
1. Coletor portátil
Mais utilizado pelas empresas, o coletor de dados portátil é fácil de manusear e muito compacto, como o próprio nome já diz.
Leve e fácil de segurar, ele traz mobilidade a quem o opera e permite a coleta de dados de maneira simples e rápida.
Atualmente, estoques de lojas e armazéns se beneficiam do coletor de dados portátil, que também pode ser utilizado em outros ambientes e para outras finalidades.
2. Coletor veicular
O coletor de dados veicular é um equipamento fixado em veículos utilizados em armazéns (empilhadeiras, paleteiras e guindastes). Este coletor de dados também é bastante utilizado por empresas de transporte de cargas.
Uma de suas principais vantagens é que ele aumenta consideravelmente a produtividade de quem guia esses veículos, uma vez que eles podem coletar dados, fazer separações e verificar ativos de forma rápida e segura.
Diferentemente do coletor portátil, o coletor veicular não deve ser segurado nas mãos. Sendo assim, o colaborador tem mais liberdade para fazer outras tarefas, especialmente em estoques de empresas varejistas e armazéns de fábricas.
3. Coletor vestível
Este é um dispositivo vestível (wearable) composto por dois elementos, que são um computador vestível- preso no braço – e um leitor de códigos, que fica nos dedos.
Com estes recursos, para coletar um dado, o funcionário precisa apenas apontar o braço para o código. E, então, o leitor faz sua leitura e envia as informações para o computador vestível.
O processo de esticar os braços e apontar o laser para o código é rápido e economiza muito tempo do colaborador, que tem mais liberdade para se dedicar a outras tarefas.
4. Coletor RFID
A RFID (Radio Frequency IDentification ou Identificação por Radiofrequência) é uma tecnologia que viabiliza a identificação de ativos de um inventário utilizando sinais de rádio.
O sistema RFID utilizado no coletor de dados é composto por etiqueta, antena e coletor.
Desta forma, o coletor RFID recebe as ondas de rádio enviadas pelas antenas, com os dados das etiquetas fixadas nos ativos (produtos, veículos, matérias-primas, etc.).
Este coletor de dados dispensa a necessidade de fazer a leitura dos códigos de barras ou digitar dados em um teclado.
Agora, que você já conhece os principais tipos de coletores de dados, é hora de escolher o que melhor atende às necessidades do seu negócio.
Fale com a DÁTIO a esclareça suas dúvidas a respeito do melhor coletor de dados para você. Nossos especialistas estão à disposição para te atender!