Norma INC 02/2018 estipula que todos os alimentos pertencentes à horticultura devem atender às normas de rastreabilidade. Veja como ela funciona!
A impressora de etiquetas tem uma aplicação que vai além do rastreamento de itens de vestuário ou produtos diversos. Sabia que um de seus maiores usos, no Brasil, é na indústria da horticultura?
Para atender à norma INC 02/2018, indicando que, até o final de 2021, se que todos os alimentos pertencentes à horticultura deveriam atender às normas de rastreabilidade, foram adotados uma série de procedimentos para detectar a origem e acompanhar a movimentação de um produto ao longo da cadeia produtiva.
Por meio da impressora de etiquetas, é possível identificar qual é o produto, de onde ele veio e para onde ele vai.
A seguir, entenda melhor como a impressora de etiquetas é utilizada no segmento de produtos hortifrutícolas e quais são os melhores modelos existentes no mercado!
Como a impressora de etiquetas atua na horticultura
Uma das ferramentas necessárias para garantir a eficiência da rastreabilidade de produtos derivados da horticultura no Brasil é a impressão de etiquetas. Isso porque elas contêm todas as informações do que foi realizado naquele alimento até a sua chegada ao consumidor final.
Feita por meio de impressoras de etiquetas, que são dispositivos eletrônicos criados especificamente para imprimir etiquetas, em diferentes formatos e tamanhos, esta impressão garante a segurança de inúmeros processos e é muito útil no segmento agrícola.
Atualmente, a impressora de etiquetas pode funcionar de acordo com as necessidades da indústria em questão, dependendo do uso ao qual se destinam as etiquetas. Sendo assim, é possível encontrar impressoras de etiquetas portáteis até grandes impressoras, que operam em ambientes hostis de forma ininterrupta.
Como é feito o rastreamento da produção por meio de etiquetas?
O rastreamento no setor da horticultura é feito por meio de rótulos fixados à embalagem de alimentos ou diretamente neles.
Nesses rótulos estão presentes as etiquetas, feitas por uma impressora de etiquetas, que mostra todas as informações a respeito do cultivo. A etiqueta pode, ainda, apresentar um código de barras, conhecido como QR Code, que será lido através da câmera do celular.
As etiquetas coladas nos produtos indicam o número de lote para identificar de qual canteiro, quadra ou talhão veio determinado produto. A partir disso, um código específico acompanhará o alimento durante todo o seu trajeto.
Confeccionadas pelas impressoras de etiquetas, essas etiquetas específicas permitem que uma pessoa com um leitor de dados saiba de que área da plantação veio, quais tratamentos aquela área recebeu, de onde saiu e para onde foi o produto.
É possível, ainda, saber se o produtor seguiu o período de carência ao fazer a colheita e se aplicou apenas produtos autorizados para aquela cultura.
Quais são as vantagens de contar com impressoras de etiquetas e rastreabilidade nos cultivos?
A adoção da tecnologia de impressão de etiquetas em cultivos traz inúmeras vantagens, tanto para quem vende os produtos quanto para quem os consome.
Para o produtor, esta tecnologia permite que ele comprove a origem do alimento – um diferencial no mercado e que eleva as possibilidades de ganho por mostrar segurança e profissionalismo na produção.
Para o cliente, o rastreio de itens via etiquetas traz mais segurança alimentar, permitindo que ele saiba com exatidão de onde vem o alimento e quem o produziu.
Como escolher a melhor impressora de etiquetas para a horticultura?
No momento de escolher uma impressora de etiquetas com foco no segmento de horticultura, vale a pena analisar alguns critérios, que garantirão uma operação de sucesso.
Na hora da compra, é importante analisar a capacidade de impressão, a resolução da impressão, o software instalado, as opções de conectividade, o preço dos suprimentos e a marca.
Desde as versões menores até impressoras industriais robustas e que resistem a ambientes hostis, a DÁTIO trabalha com diferentes tipos de impressoras, que atendem aos mais variados segmentos da indústria.
Quer ajuda para escolher a impressora de etiquetas para o seu negócio? Entre em contato e fale com nossos especialistas!