A tecnologia Radio Frequency Identification (RFID) usa ondas eletromagnéticas para viabilizar a impressão de etiquetas que monitorem todo o processo logístico de um produto até sua entrega.
Você provavelmente já se deparou com o termo “impressoras de etiquetas e codificação RFID”, mas sabe realmente o que isso significa? Entender o que está por trás da sigla RFID e como esta tecnologia impacta na impressão de etiquetas é muito importante, especialmente para quem está entrando agora neste universo.
A seguir, explicamos como funciona a tecnologia RFID (Radio Frequency Identification) e por que ela é vital para o ótimo desempenho de impressoras de etiquetas. Fique por dentro de tudo com a DÁTIO!
O que é a tecnologia RFID utilizada em impressoras de etiquetas?
Desde modelos leves até versões super resistentes, as impressoras de etiquetas mais eficientes do mercado contam com a tecnologia Radio Frequency Identification (RFID) ou, em português, “Identificação por Radiofrequência”.
Esta tecnologia usa ondas eletromagnéticas para acessar dados armazenados em um microchip, equipado com uma pequena antena, que emite um sinal para identificar os materiais (dados) armazenados ali.
De forma simples, podemos dizer que um sistema básico de RFID possui:
- Etiquetas ou tags;
- Leitores;
- Antenas
Como funciona o RFID aplicado às impressoras de etiquetas?
Empresas de varejo ou indústrias que investem em impressoras de etiquetas com RFID recebem antenas, leitores, portais e prateleiras RFID, que se comunicam com o servidor.
Na sequência, todos os itens recebem uma etiqueta RFID com suas informações. O servidor, então, integra esses dados contidos na etiqueta com o seu ERP para ter controle de todas as informações.
Uma das principais vantagens de imprimir etiquetas RFID é ter a possibilidade de acompanhar todo o percurso de um produto ou de uma caixa dentro de um lote de produtos até a entrega ao cliente final, monitorando toda a cadeia logística.
Vantagens de investir em impressoras de etiquetas RFID
Durante todo o processo de monitoramento de um item ou envio de produtos, tudo é acompanhado com extrema velocidade e confiabilidade pela tecnologia RFID.
Em comparação com o uso de código de barras, por exemplo, há muito mais velocidade na contagem. Para se ter ideia dos ganhos no processo, em uma hora, é possível contabilizar 300 itens com código de barras, ao passo que, com RFID, contabiliza-se 10 mil itens no mesmo período.
Por que vale a pena investir em impressoras de etiquetas?
As etiquetas RFID – também conhecidas como transponder (transmitter + responder) – contam com um mecanismo interno para armazenar dados (microchip) e outro para comunicar esses dados (antena) – uma tecnologia altamente eficiente e confiável.
No momento de escolher uma impressora de etiqueta, bem como o tipo de etiqueta ideal, é importante conhecer sua necessidade específica. Na DÁTIO, nossos especialistas te ajudam a montar a estratégia perfeita de impressão de etiquetas e a escolher o modelo que mais combina com o seu negócio.
É importante destacar que as condições ambientais são fatores determinantes na escolha da frequência de operação ideal.
Entre em contato para entender se você precisa de uma impressora de etiquetas industrial, desktop ou mobile. Estamos prontos para oferecer a melhor tecnologia para o seu negócio!