A impressora de etiquetas pode reduzir tempo e despesas envolvidos na impressão de etiquetas térmicas, usadas para diferentes finalidades. Entenda esta tecnologia.
Você provavelmente já conferiu o funcionamento de uma impressora a jato de tinta, certo? No caso de etiquetas utilizadas com coletores e leitores de dados, por exemplo, as impressoras de etiquetas são térmicas, o que altera consideravelmente o seu funcionamento.
Diferentemente das impressoras a jato de tinta, a impressora de etiquetas térmicas não funciona com a pulverização da tinta por meio de um bico. Isso porque as tintas estão sujeitas a desbotamento e podem manchar em ambientes úmidos, por exemplo, o que comprometeria sua aplicação em diversos ambientes e produtos.
A seguir, conheça melhor o funcionamento da impressora de etiquetas térmicas e quais são as principais aplicações desta tecnologia.
Como funciona uma impressora de etiqueta térmica?
Este tipo de impressora de etiquetas funciona por meio de elementos minúsculos de aquecimento, que ativam e transferem pigmentos ao papel.
É importante saber que existem dois tipos de impressoras térmicas disponíveis no mercado: as impressoras térmicas diretas e as impressoras térmicas de transferência térmica.
Impressoras térmicas diretas: essa impressora térmica usa papel tratado quimicamente, que escurece quando submetido à impressão. Neste processo, não é utilizada tinta e, em geral, esta tecnologia é empregada na confecção de notas fiscais, cupons e recibos.
Impressoras de transferência térmica: este tipo de impressora de etiquetas usa a impressão térmica como forma de transferir tinta sólida para uma etiqueta, através de um ribbon.
Agora, você deve estar se perguntando: o que é um ribbon?
O ribbon (da sigla em inglês Thermal Transfer Ribbon – TTR) nada mais é do que um filme com tinta, utilizado nas impressoras por termo transferência.
Toda impressora térmica funciona com um cabeçote aquecido, que transfere a tinta desse ribbon para a etiqueta.
De forma geral, é preciso dizer que o ribbon caminha lado a lado com as etiquetas e não é possível reaproveitá-lo depois que ele for utilizado uma vez. Portanto, para cada metro do rolo de etiquetas, você precisará de um metro de ribbon.
Quais são os benefícios de uma impressora térmica?
Indispensável no dia a dia, para inúmeras finalidades, a impressora de etiquetas térmicas garante impressões muito mais duráveis e resistentes do que impressoras a tinta.
Muito versáteis e resistentes, inclusive a sol e chuva, as impressoras térmicas exigem pouca manutenção e costumam ser bastante duráveis, necessitando apenas de cuidados básicos.
Precisa de uma impressora de etiqueta? Fale com a DÁTIO! Temos diversos modelos de impressoras de etiquetas térmicas, que vão desde as mini até as industriais, que operam nas condições mais difíceis.
Fale com nossos especialistas e obtenha a melhor orientação para escolher a impressora de etiquetas ideal para o seu negócio!