Empresas que têm a necessidade de gerenciar determinadas operações e fazer inventários pontuais podem alugar coletores de dados. Saiba como funciona!
Empresas com a necessidade de gerenciar a entrada e saída de materiais, bem como fazer operações pontuais como o levantamento de um inventário, têm a possibilidade de fazer a locação de coletores de dados. Esta, inclusive, tem se mostrado como a opção mais inteligente para muitos negócios.
Dado o alto valor de mercado dos coletores de dados, quando há uma necessidade específica, a melhor opção é fazer a locação desses equipamentos, mas como fazer isso?
Atualmente, há algumas formas de alugar coletores de dados e nós, da DÁTIO, podemos te ajudar com isso. Acompanhe as nossas dicas a seguir!
Por que o coletor de dados é cada vez mais importante nas empresas?
Negócios que trabalham com recebimento e despacho de mercadorias têm a necessidade de fazer um controle preciso de estoque, entendendo o que sai e o que entra.
Ainda há empresas que fazem este controle manualmente, porém ele é suscetível a erros e falhas, podendo gerar muitos prejuízos. Mais do que nunca, nos dias de hoje, um inventário muito bem feito ajuda na otimização da operação e reduz gastos desnecessários.
Na comparação do uso de coletores de dados com os métodos tradicionais de conferência de materiais, há uma diferença enorme no que diz respeito à produtividade dos dois modos de trabalho.
Quando se usa a tecnologia em prol da melhoria de tarefas do dia a dia e vitais para o negócio, há menor índice de retrabalhos, uma vez que existem menos erros humanos. Além disso, o processamento de dados se torna muito mais rápido e seguro com um coletor de dados, um sistema informatizado de armazenamento de informações.
Quando é hora de alugar um coletor de dados?
Dependendo da atividade principal de uma empresa, o uso de coletores de dados pode otimizar operações ou até tornar determinada atividade viável.
Negócios com rotinas altamente logísticas, como empresas de logística reversa ou transportadoras, bem como lojas virtuais, precisam controlar o recebimento de mercadorias, seu armazenamento e despacho para minimizar a chance de falhas e prejuízo ao cliente.
A opção por alugar um coletor de dados é inteligente quando se fala de atividades isoladas ou sazonais de um negócio.
Uma empresa que tem a necessidade de, por exemplo, fazer um levantamento de inventário para saber quais são os materiais que fazem parte de seu patrimônio empresarial podem se beneficiar do aluguel do coletor de dados.
Quais são as vantagens de alugar um coletor de dados?
Quando um negócio opta por alugar um coletor de dados, ele tem vários benefícios, que se resumem a:
Redução de custos
Com muita tecnologia embarcada, coletores de dados são equipamentos que não têm um valor acessível para pequenos negócios ou empresas com apenas uma necessidade específica,
Quando você investe na locação do coletor de dados, é possível contratar o equipamento apenas quando houver necessidade, evitando o investimento de um capital um pouco mais alto em um produto que não terá uso constante.
Benefício fiscal
Coletores de dados adquiridos por uma empresa são listados na relação contábil como um investimento de capital, fazendo parte do balanço patrimonial da empresa.
Com o tempo, esses itens sofrem depreciação – algo que não é positivo para um negócio que fará pouco uso do coletor de dados.
Quando há a locação do coletor de dados, por outro lado, o valor gasto no aluguel é contabilizado como uma despesa operacional. Pode, ainda, ser somado ao valor destinado ao abatimento da base de cálculo responsável pela apuração do imposto de renda da pessoa jurídica.
Zero gastos com manutenção
Equipamentos tecnológicos, como os coletores de dados, precisam de constante atualização. Em determinados casos, é preciso até trocá-los para atenderem melhor às necessidades do negócio.
Com a locação do coletor de dados, esse risco não existe. Isso porque a manutenção e toda a atualização são responsabilidade da empresa locadora.