O coletor de dados é um grande aliado de inúmeras empresas no dia a dia. Isso porque ele coleta, processa e transmite informações em tempo real.
Você já ouviu falar em coletores de dados e sabe para que ele serve? Esta ferramenta, como um computador móvel empresarial, permite que funcionários de uma empresa coletem, processem e armazenem dados de maneira simples e muito eficiente.
Criado com o objetivo de trazer mais versatilidade e flexibilidade ao fluxo de trabalho, o coletor de dados é, atualmente, utilizado em vários setores e para diversas finalidades. Varejistas, fabricantes, empresas de transporte e logística, organizações de vendas e serviços, além de prestadores de serviços de saúde já conhecem seus benefícios.
E aí? Está esperando o quê para investir em um coletor de dados? A seguir, explicamos como ele funciona e as inúmeras vantagens que oferece aos usuários e clientes!
O que é um coletor de dados?
É ferramenta bastante utilizada em operações de armazenagem, vendas e logística. Ele é usado para coletar, processar e transmitir informações em tempo real e, com isso, simplificar operações e trazer mais segurança aos processos.
Em geral, o coletor de dados consiste em um dispositivo móvel pequeno, como um computador de mão com um scanner de código de barras embutido. Por meio dele, operadores registram ou conferem dados, que são facilmente acessados quando necessário.
Quais são os tipos de coletor de dados?
Os coletores de dados se adaptam facilmente às necessidades das empresas e às suas diferentes aplicações.
Na DÁTIO, por exemplo, trabalhamos com uma ampla gama de modelos:
- Computadores vestíveis: bastante confortáveis e duráveis, contam com uma tecnologia de captura de dados e voz. Com isso, os colaboradores ficam mais concentrados nas tarefas que precisam executar com atenção, ficando com as mãos livres;
- Computadores veiculares: este modelo de coletor de dados embarcado, extremamente robusto, eleva a produtividade e traz um serviço de qualidade e alta eficiência nos armazéns, mesmo em ambientes mais desafiadores, como portuários, frigorificados ou com classificação de risco de incêndio ou explosão.
- Computadores para cuidados de saúde: equipado com uma carcaça específica para desinfecção/esterilização, bem como com leitores de alta densidade, este coletor de dados eleva a segurança e produtividade dos profissionais de saúde na captura de dados de saúde;
- Computadores portáteis: são usados de forma ampla em vários locais e operações que exigem mobilidade, como centros de distribuição ou varejistas.
Não importa qual é sua necessidade ou área de atuação: sempre há um coletor de dados que pode ajudar seus colaboradores a terem mais clareza nas informações, eficiência nos processos e acuracidade nas informações.
Coletor de dados de pequeno porte ou alta robustez, com ou sem teclado alfanumérico ou pistola, equipados com leitores de curta ou curta e longa distância, resistentes a baixa temperatura ou classificados ATEX: são inúmeras as possibilidades!
Quais são as vantagens de investir em um coletor de dados?
Na DÁTIO, atendemos aos mais diferentes tipos de clientes, com necessidades específicas. Mas uma coisa não muda: os benefícios de investir em coletores de dados são sempre muitos.
A seguir, elencamos algumas vantagens que o coletor de dados oferece:
- Maior robustez e confiabilidade
- Mais visibilidade
- Mais confiabilidade e amigabilidade
- Maior produtividade e conforto para usuários
Onde um coletor de dados pode ser utilizado?
Existem muitas utilizações para um coletor de dados e, por isso, há diferentes versões desta ferramenta. Entretanto, de forma geral, podemos dizer é bastante utilizado em:
- Operações de varejo in-store;
- DSD e estoques;
- Armazéns e centros de distribuição;
- Transporte e logística;
- Entrega de encomendas;
- Fabricação;
- Serviços em campo;
- Gerenciamento de frotas/parque.
Pronto para integrar um coletor de dados à rotina da sua empresa? Conheça os modelos oferecidos pela DÁTIO e converse com nossos especialistas para entender as vantagens desse equipamento!