Atualmente, um gerenciamento de depósitos ou centros de distribuição precisa contar com coletores de dados. Entenda a importância da tecnologia RFID.
Coletores de dados, que podem funcionam com tecnologias de códigos de barras e RFID, são amplamente utilizados como sistemas de identificação de produtos. Em lojas de varejo, centros de distribuição ou armazéns, eles facilitam a rotina, minimizam erros e tornam a rotina muito mais produtiva.
Atualmente, nada supera a eficiência e agilidade do uso de tags aliadas ao coletor de dados para controlar, monitorar e rastrear produtos de estoque. O que antes era feito manualmente e exigia uma equipe dedicada a isso, agora é feito em segundos por uma tecnologia que reúne dados e todas as informações de que você precisar.
A seguir, entenda melhor o funcionamento do coletor de dados RFID e como ele é a melhor solução para uma gestão de estoque eficiente e segura.
O que é um coletor de dados RFID
Além de organizar depósitos e armazéns, facilitando a gestão de estoque, o coletor de dados RFID otimiza todas as etapas da cadeia de abastecimento, trazendo mais eficiência e produtividade, reduzindo custos, tempo de trabalho, erros e falhas.
Como funciona por meio de ondas de radiofrequência, o coletor de dados com RFID não precisa ser posicionado sobre as etiquetas para capturar as informações.
Com ele, não é necessário desfazer um palete para ler determinada informação, por exemplo, uma vez que esta tecnologia permite a leitura de vários dados ao mesmo tempo.
De forma simples, o coletor de dados RFID consiste em uma etiqueta RFID, um leitor RFID e uma antena. Após a leitura dos dados, essas informações são transferidas para um sistema de computador, onde são armazenadas e analisadas posteriormente.
Quais são as vantagens de um coletor de dados RFID
São muitos os benefícios de investir em um coletor de dados equipado com tecnologia RFID, mas os principais são:
Controle do estoque mais confiável
Com um coletor de dados, uma empresa consegue determinar, em detalhes, todos os itens que entram e saem de um depósito. Tudo sem planilhas, sem a necessidade de mobilizar várias pessoas ou fazer contagens manuais.
Com um coletor de dados RFID, todo esse controle é feito de maneira rápida e muito confiável, uma vez que a partir do cadastro prévio das informações do produto no sistema, a ferramenta tem controle sobre esses dados. Por isso, não há risco de erros ou falhas de comunicação em qualquer etapa da cadeia.
Redução considerável de custos
Um dos maiores desafios no momento de gerenciar estoques é a redução de custos operacionais. Por isso, gestores sempre estão em busca de um sistema que traga economia e segurança, como os coletores de dados RFID.
Quando se trata de gerenciamento de estoque em grande escala, não pode haver perda de produto, sistemas de separação inadequados e falta de controle de armazenamento. Tudo isso gera enormes prejuízos à empresa e pode complicar a saúde financeira do negócio.
Com a tecnologia do coletor de dados, uma empresa consegue monitorar e saber tudo sobre um produto, como número do lote, data de validade ou tipo de fornecedor – e tudo rapidamente, sem intervenção humana ou contagens demoradas.
Total eliminação de erros e gargalos
Operações manuais estão sujeitas a falhas humanas e erros, que se refletem em atrasos na entrega, custos adicionais, retrabalho ou até carregamento insuficiente.
Quando se investe em coletores de dados, consegue-se um aumento na produtividade de toda a cadeia de suprimentos da empresa, além da eliminação de qualquer tipo de erro ou falha na comunicação de dados.
Com essa mudança, a organização ganha operações mais dinâmicas, automatizadas e inteligentes, levando ao cliente final uma entrega mais rápida e segura.
Mais produtividade da equipe
Com coletores de dados RFID, os colaboradores de um negócio não mais precisam fazer o controle manual do estoque, gastando horas para fazer um inventário e preenchendo planilhas.
Sem cadernos e mesas de controle, as equipes se tornam mais eficientes e podem se concentrar em atividades mais estratégicas para o negócio.
Monitoramento de cadeia completa
As vantagens do coletor de dados incluem a otimização de toda a cadeia de suprimentos, desde a identificação até o rastreamento, posicionamento, separação de pedidos e despacho de materiais para entrega.
Com esta tecnologia, uma empresa identifica cada produto que chega ao armazém ou centro de distribuição, localizando-o corretamente no estoque, rastreando e posicionando o espaço, além de fazer uma separação sem erros e auxiliar no carregamento no caminhão.
Essas são algumas das vantagens que o coletor RFID pode trazer ao seu negócio. Se quiser saber mais a respeito dessa tecnologia, fale com os especialistas da DÁTIO!
Certamente, temos a solução ideal para a sua necessidade, orçamento e objetivo!